sábado, 13 de fevereiro de 2016

Ajuda em casa

Algumas mães chamam de abuso o que uma mãe de 24 anos postou: o filho lavando louça!
Meu Deus! Inaaaadmissível! Afinal de contas, a mão do garoto poderia cair ao entrar em contato com o detergente! Aaaaah pelo amor de Deus!
Algumas mães possuem o sério defeito de criar pequenos "reizinhos e rainhas" em casa!
Independente de trabalhar fora ou não, a mãe toma para si toda a responsabilidade por todas as tarefas domésticas. E depois vive cansada, reclamando e frustrada.
Os filhos reclamam: -Minha mãe só reclama! Só grita!


Lendo o livro: Porque os homens mentem e as mulheres choram – Há uma parte em que diz sobre “rabugice”. O mais interessante é o conceito em que eles enquadra: Rabugenta é aquela pessoa (normalmente a mulher) que vive se queixando. – Mas depois eles completam: A rabugice é um sinal desesperado de valorização!

Queridas amigas donas de casa! Não tomem tudo para si e depois venham reclamar!

Não se casem com reizinhos “grandes”, pois amadurecidos é um termo pouco visto nesses casos. E nem vocês homens, se casem com uma “deusa” ! Sim, como aquela músiquinha brega (mas que todo mundo AMA) da Cantora Rosana: “...Como uma deusa...você me mantém...!” A deusa vai manter a casa de vocês em desordem, sua empregada louca e você doido para pular da sacada!

Ao cogitar...pensar...sonhar em casar com alguém, verifique antes o quanto esse “ser” , seja homem ou mulher, ajuda em casa! Mesmo que vcs tenham rios de dinheiro para contratar alguém para fazer tudo! Pois normalmente as pessoas contratam seres humanos. E como vcs sabem, seres humanos adoecem, têm filhos que também adoecem, ou pais idosos que morrem ou adoecem... uma merda mesmo, não é mesmo?

Seria tão bom se tivéssemos robôs para fazer tudo! Igual aquele filme “Eu, robô” ou “O Homem Bicentário”. Só que não...parem de sonhar!

Contamos sim com faxineiras, babás e ajudantes que nos tiram da exaustão do dia-a-dia! Mas eles são pessoas que ás vezes precisam faltar ao trabalho. E para isso, precisamos aprender a fazer!
Até mesmo para não saber se aquela pessoa não está usando demais um produto, ou levando para casa, como já vi acontecer na casa da minha mãe! Até para mandar fazer, você precisa fazer!
Conheço mães que lavam, passam e GUARDAM roupas dos seus filhinhos de apenas...35 anos! Pelo amor de Deeeus! O pai/marido insensível é incapaz de ajudar ou pagar alguém para ajudar a pobre coitada.

Gente...na minha casa o sistema sempre foi de cooperação!
Desde cedo arrumávamos nossos quartos (não todos os dias), armários e brinquedos. Tirávamos a mesa, lavávamos a louça assim que alcançávamos a pia. Quando íamos faxinar a casa era assim: Minha irmã caçula tirava pó dos móveis, meu irmão varria e minha mãe passava pano. Eu ficava com o banheiro, pois sou alérgica a poeira! E lembro assim, de eu ter uns 9 anos, fazendo isso.
Vocês não acreditam! Mas eu sobrevivi! Minha mão não caiu! Eu não morri! Incrível, não?

Eu quis aprender a cozinhar cedo! Sempre gostei! Na maioria das vezes tínhamos empregada sim. Afinal de contas, empregada antigamente era mais barato de manter. Mas muitas vezes não tínhamos, só faxineira. Houve época em que eu estudava de noite na faculdade, e meus irmãos de manhã. Então, minha mãe e eu cozinhávamos e cuidávamos da roupa de manhã. A tarde meus irmãos ficavam com a louça. E a noite,enquanto eu estava na aula,eles passavam roupa.

Arthur com 5 anos já faz as seguintes tarefas: põe a mesa, e tira também. Arruma seu quarto sozinho (mesmo o que a irmã bagunça ás vezes!), e arruma sua cama. Guarda e dobra suas roupas e calçados. E acreditem, ele também não morreu até agora!
E se ele não cumpre as tarefas, fica sem TV, tablet e etc...
Ciça já está aprendendo a arrumar suas baguncinhas também!
E ambos, quando molham ou bagunça algo de propósito, de gracinha, também limpam.

Não os censuro de molhar a toalha de mesa ou o chão ao comerem. São crianças. Ou se molhar escovando os dentes, ou após o banho.
Mas tudo o que eles fazem com a má intenção, eles arrumam! Não digo que na minha casa não tem bagunça! Impossível com crianças! Rs... Não sou maníaca por limpeza! Mas o mínimo de higiene se faz necessário!
Até na faxina Arthurzinho me ajuda! Afasta as cadeiras, distrai a Ciça e por aí vai...

Não sou escrava deles. Faço muito por eles e quero que eles façam o mínimo para que aprendam.
Meu esposo cozinha e cozinha todo dia! Melhor do que eu! Lava louça, mesmo nós possuindo a Marinete (nossa lava louças), pendura roupa e etc. Não, ele não é brinde! Não é tipo “a última bolacha do pacote”! Sim, ele é meu príncipe, o homem da minha vida. Mas foi muito bem educado pela mãe (minha santa sogra) a ajudar em tudo!

Não adianta querer colocar na cabeça de adultos ou adolescentes que eles precisam ajudar se não foram acostumados desde pequenos. Torna-se um hábito como lavar a mão e escovar os dentes. Dizem que quando somos crianças é mais fácil aprender um idioma. Aprender hábitos saudáveis também! Cooperação entra muito mais tranquilamente na mente dos pequenos quando ensinados desde cedo!

Arthur fica horrorizado ao assistir "Super Nanny", com os filhos xingando os pais de palavrão! Ele não é santo, mas tudo tem limite! Aprontou, tem consquencias! Ele fica impressionado também pelas crianças "grandes" não arrumarem a casa ou terem tarefas! Assim como ele também critica aquele programa "Socorro! Meu filho como mal!" Pois aqui em casa, eles comem de tudo. Se não querem comer, o prato espera ansiosamente dentro do microondas para hora que tiverem fome! Ninguém morreu de inanição por ficar sem comer algumas horas!

Não criem pequenos “reizinhos e rainhas”. A criança começa a compreender que o mundo gira em torno dela! E que todas as pessoas estão ali para servi-la! 
A verdade é que o mundo aí fora não tem espaço para esse tipo de gente. O mundo é de quem batalha, de quem se mata de trabalhar para se destacar! Ao fazer um intercâmbio ou morar numa república, a mamãezinha não estará lá para cuidar e guardar tudo. Ele poderá ser expulso do local ou criar inimizades a ponto de não ter ninguém que queira morar junto. O choque com a realidade será muito maior, o tombo será imenso se os pais não prepararem seus filhos para o que vem!

E não esqueçam que nós, como PAIS damos exemplos. Se você vê seu filho se aproveitando da sua mãe ou sua filha deixando todo serviço com você, é porque muitas vezes ele viu VOCÊ fazendo isso com seus pais, avós deles!

Ou você larga sua roupa de trabalho, paletó, maleta e cia para sua esposa guardar, fica sentado no sofá enquanto ela faz janta e depois reclama para seus filhos:  Vocês não ajudam em nada! – Adivinha onde e com quem eles aprenderam?

A palavra guia, mas o EXEMPLO ARRASTA!

Fica a dica!


Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário