quarta-feira, 2 de março de 2016

Crianças Prodígio

Um dia fui ao Shopping com as crianças, só e eu elas. Gustavo estava no Paraná recebendo mudança e eu Brasília. Fui ao parquinho com eles e depois a livraria Leitura. Passamos uns 40 minutos lá, folheando livros, apertando botões, explorando e etc. Um tempo depois, chegou uma moça, com quem devia ser a mãe ou sogra e uma menina de uns 7 anos. Sentaram-se nas cadeiras (feitas para crianças, apesar do aviso chamativo – eu estava no chão) e enquanto a avó lia e mostrava os livros a mãe rodava pela livraria. Em um determinado momento, chamei-os pra lanchar. Arthur veio na hora e Ciça não veio. Repeti o chamado, ela se jogou no chão e fez cara feia. Chamei mais firme por uma última vez até que ela veio. A moça, mãe da menina, ficou olhando a cena e comentou: - Engraçado, não é? Isso é de criança para criança, pois a minha (apontou para a menina), NUNCA fez isso. (Enfatizando o nunca tanto na pronúncia quanto no gesto com o dedinho!)

Primeiro fiquei em silêncio, sem saber o que responder. Depois analisei rapidamente a situação e compreendi que o que aquela moça queria era me deixar constrangida e deixá-la na posição de EXCELENTE mãe. Como eu simplesmente DEFECO E ANDO para a opinião de outras pessoas quanto a educação dos meus filhos, apenas respondi com um misto de: cara irônica +  cara de proteção de tela + sorria e acene (pinguins de Madascar): - Ah...que bom! – Dei as costas e saí!

Ela ficou me olhando pasma! Não sei se ela esperava que eu a enfrentasse ou pedisse um curso gratuito de “COMO TER UMA CRIANÇA QUE NUNCA FAZ BIRRA EM TODA SUA EXISTÊNCIA – Módulo 1”. Pois sinceramente....acho que nem um monge tibetano na infância, deixou de fazer uma pirraçinha que seja para os pais!

Esse é tipo típico de mãe:  Meu (minha) filho(a), meu troféu! Muitos pais e/ou responsáveis querem dizer: Eu quero que me filho se destaque, seja o melhor! Seja o centro das atenções!
Eu entendo que você queira ensinar a seu filho se dedicar a tudo o que faz. Tenho conversando muito sobre Arthur quanto a isso. Quando ele arruma sua cama ou seu quarto. Quando eu peço para ele me ajudar em algo. Eu converso e digo: - Filho, faça com amor, com boa vontade. Coloque amor nas pequenas coisas que você faz!

O japoneses possuem essa bela filosofia, que é bem visualizada no filme “O Último Samurai”. Em tudo o que eles fazem, seja um arroz, arrumar o jardim ou um treinamento, eles fazem sem pressa e com perfeição. Dá pra entender porque são uma potência!

Entretanto ao que me refiro, são pais que fazem dos seus filhos seu troféu! Adoram dizer: - Meu filho pulou tal série! – Ela já sabe escrever aos 4 anos! – Ela já lê livros em inglês! – Aos 10 já estudava em Harvard!
Eu comemoro quando Arthur usa o banheiro sem deixar um rastro de destruição e se limpa sem problema. Ou quando Ciça não sai tirando a fralda assim que eu a coloco. Ô garota que gosta de viver nua, igual a Copélia! Me contento com pouco? Talvez…rs…!

Na boa, esses pais mentem! Mentem para se sobressaírem e você, reles mortal, achar que está fazendo tudo errado com seus filhos. Para que você se sinta uma “inhaca” de mãe ou pai. Para que você chegue em casa e brigue com o parceiro dizendo: - Onde estamos errando? – Ou ligar para a Supernanny correndo!

Ouuuu, eles não dão atenção suficiente aos filhos para verem as “delícias” da ma/paternidade!
-Meu filho não dá trabalho! Depois que ele passou o dia INTEIRO na creche e que minha mãe o buscou, deu banho, fez tarefa e deu janta, ele chegou em casa e dormiu! – Aí no fim de semana, vai o casal feliz deixar os filhos na casa da babá ou vão para a casa dos avós e sogros com pensão completa: café da manhã, almoço e janta e um: -Tchau, mãe...vamos sair, voltamos a meia-noite!
E vem esfregar na sua cara, mãe neurótica, que dá uns berros, surta e depois chora arrependida depois! Pois enquanto você faz comida a caçula arranca tudo da geladeira e quebra, o mais velho fazendo tarefa de casa, te pedindo ajuda e o do meio patina no chão da sala com seu robe, vestido de Superman derramando leite pela casa!

E além disso...temos que respeitar a fase de cada um. Se seu filho não anda...calma. Ele vai andar! Se ele não fala, têm fonoaudiólogas e outras profissionais MAAAARAS prontas para ajudar...tudo é uma questão de tempo!

Sei que é legal ter orgulho do filho, é de SUMA importância investir bem na educação dele. Mas tudo isso tem de ser a consequencia. Não um objetivo.

Creio que alguns pais gostem tanto de “mostrar” seu filho como aqueles comerciais da Polishop tipo: Mude sua vida com tal coisa! – Que me pergunto: - Como será que a criança/adolescente se sente em relação a isso?
Será que se sente orgulhoso ou pressionado?

Você tem dar o máximo sim! Não para SER o melhor, mas que mesmo que chegue em 2º lugar você diga: - Fiz TUDO o que estava meu alcance!

Nem sempre somos bons em tudo. E que tudo nos convém. Por exemplo, eu jamais daria uma boa modelo! Eu tenho 1,63. E adoro comer! Dieta é tipo minha kryptonita! Creio que quem diz não a chocolate é capaz de fazer coisas bem piores....rs...! Se eu for me comparar com a Giselle ou Izabeli Fontana no quesito passarela, fotogenia e etc. vou me sentir um zero a esquerda!
Já dizia Einstein:Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ela vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido.”

Temos sim que direcionar a nossa inteligência, força de vontade, criatividade para algo que nos inspire, nos estimule! Seu filho se revelou ótimo em cálculo? Estude mais com ele, procure formas de animá-lo quanto a isso! Todavia....deixe-o ser criança também!
Algumas crianças na infância começam a fazer mil atividades: judô, natação, kumon, balé, piano e etc. Depois de uma determinada idade eles começam a se desinteressar por algumas coisas. Não é falta de interesse propriamente. Ele está apenas direcionando o seu foco a atividades que mais gosta, que se identifica mais.

Einsten falou aos 4 anos. Beethoven era surdo (obviamente não a surdez profunda).  Agatha Christie (minha amiga, e escritora maravilhosa!), Alexander Graham, Erin Brockovich, George Washington, Henry Ford, John F. Kennedy, John Lennon, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Steven Spielberg, Walt Disney, Winston Churchill, Jamie Oliver e Thomas Jefferson: lista de pessoas memoráveis, certo? Bem sucedidas, certo? Ícones de arte, escrita música, gastronomia, inventores brilhantes, presidentes… TODOS, absolutamente todos dessa lista têm/tinham DISLEXIA!

Não adianta ter acesso aos melhores meios de tecnologia, as melhores escolas se não tiver força de vontade.

Enfim, enquanto alguns pais tentam fazer do seu filho o seu troféu, eu respeito cada fase e CURTO loucamente! Pois a infância voa com asas de beija-flor, quando vimos, passou!


Bom resto de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário